POR: Danilo Vieira
Nunca vi o Romero de perto. Nunca troquei uma só palavra com ele. Eu o respeito só de observar sua postura dentro e fora de campo. Acho um pouco desrespeitoso, inclusive, como vem sendo tratada sua possível saída ao Internacional. Respeito aos que pensam que o ciclo se encerrou e que um lateral-esquerdo seguro seria o mais inteligente de se fazer do que bancar alguém insatisfeito. Mas Romero não me parece insatisfeito. Eu duvido que ele queira deixar o Corinthians para jogar no Internacional — informação levantada pelo jornalista Jorge Nicola.
Seria Romero mais feliz no Internacional?
Você torcedor corinthiano, consegue pensar nessa hipótese?
O paraguaio renovaria contrato numa boa com o Corinthians. Mas ele quer valorização e, convenhamos, com toda a razão. Se matou pelo time pelo menos nas duas últimas temporadas. Abdicou muitas vezes da técnica pelo físico. Corria, corria, corria… salvava todo mundo na defesa/meio e quando precisava mostrar sua verdadeira qualidade no ataque, não tinha mais perna. E ele tem qualidade. A partida espetacular diante do São Paulo no 6 a 1, em 2015, jogando ao lado do time reserva naquela ocasião, já indicava isso. Quando as coisas estavam favoráveis, o time encaixado e a correria podia ser menor, mostrava ser bom de bola. Mostrou habilidade para dar canetas, chapéus… se livrar da marcação.
Com todos esses feitos, ainda teve que lidar com a perseguição mala e xarope aos paraguaios no jornalismo esportivo nacional. Coisa chata e ultrapassada. Sem graça nenhuma. Reclamou da xenofobia na imprensa brasileira. Mostrou personalidade fora de campo. Ainda assim, manteve-se regular dentro das quatro linhas mesmo com as críticas.
Vamos fazer um exercício de reflexão: imagina você se matando pela sua empresa, dando bons resultados, ajudando no crescimento desse lugar e nunca subindo de patamar? Seria um pouco frustante, certo?
Nos últimos jogos não senti Romero insatisfeito, nem correndo menos. Deu a alma na final da Copa do Brasil, esgotado já de um ano cansativo e totalmente horroroso. Desanimador até para a torcida.
Senti Romero frustrado. Deve ser frustrante, depois de tudo isso, ver alguns torcedores não reconhecendo todo esse esforço e achando vantajosa uma hipotética troca de um dos raros jogadores do futebol brasileiro que ainda dão a alma dentro de campo, por um lateral-esquerdo.
Romero será muito útil em 2019, sim. Um esforço para renovar e dar um reconhecimento pelo serviço prestado seria bastante digno por parte do Corinthians.