Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians |
O Corinthians lançou nesta terça-feira (15) o espaço Smart Gol, novidade no CT Joaquim Grava que trabalha agilidade, ajuda na prevenção e tratamento de lesões e auxilia nos fundamentos dos atletas.
A máquina consiste em duas etapas. A primeira acontece na parte interna do centro de treinamentos. De frente para uma TV, o jogador se posiciona numa espécie de campo que também está reproduzido no aparelho televisor. Os sinais vermelhos indicam para onde ele precisa correr. Este equipamento trabalha reação e agilidade.
O segundo fica na parte de fora e num espaço bem maior. Um canhão solta bolas nos pés dos atletas. Eles precisam observas sinais vermelhos atrás e do lado antes de chutar a bola no gol replete de ângulos. (assista vídeos abaixo para entender melhor)
Pouco depois de ser utilizado como cobaia para o equipamento, o meia Mateus Vital falou brevemente em entrevista coletiva.
“Difícil é, nunca tinha trabalhado com nada parecido, mas é bom para a gente, faz com que a gente pense rápido, que nosso cognitivo trabalhe e isso facilita. Quando a bola chega, já pensamos na frente do adversário. Tivemos que dar o passe forte ali, passe europeu que a gente chama, a bola não vem rasteirinha, então tem que fazer o domínio certo para acertar a bola lá”, disse Vital.
“Ajuda bastante o raciocínio, quando a bola chega no domínio, tem que pensar rápido para fazer a ação”, completou.
O Corinthians é o primeiro clube brasileiro a utilizar a novidade. O Borussia Dortmund, da Alemanha, foi um dos primeiros times do mundo a implementar o equipamento.