Em 2005, o Corinthians foi campeão brasileiro ao superar o Internacional na pontuação final do torneio. Na época, um jogo em especial teve sabor de final da competição de pontos corridos: Corinthians e Internacional, no dia 20 de novembro, no Pacaembu.
Naquela tarde, o argentino Carlitos Tevez marcou o gol do Timão aos 37 minutos do primeiro tempo. Porém, logo aos três da segunda etapa, o Colorado igualou o placar. O jogo caminhava no empate até Tinga ser derrubado na área por Fábio Costa. No lance, o juiz Márcio Rezende de Freitas não marcou o penal e expulsou o jogador do Inter.
Tal decisão do árbitro de campo gerou muita reclamação por parte dos colorados, que chegaram a fazer uma série de reclamações formais contra a arbitragem e contra o próprio Corinthians. A polêmica aqueceu a rivalidade, que só cresceu de lá para cá.
Na noite de quarta (3), o Internacional reencontrou seu carrasco; e mais uma vez ele fez das suas. Em confronto válido pelas oitavas de final da Libertadores da América, Carlitos, agora no Boca Juniors, marcou o único gol do jogo, dando a vitória para os argentinos que ficam muito confortáveis para a volta em Buenos Aires.