![]() |
Foto: Agência Corinthians |
VEJA NOTA OFICIAL:
O Sport Club Corinthians Paulista informa que está em contato com o atleta Danilo Avelar e seus representantes a fim de discutir e formalizar as medidas cabíveis para o encerramento do vínculo.
O Corinthians reafirma que repudia toda e qualquer manifestação de conotação racista, coerentemente com sua história de defesa da igualdade e da democracia.
Avelar está fora do Corinthians!https://t.co/ScEVoSVhBC
— É o Time do Povo – Notícias do Corinthians (@eotimedopovo01) June 23, 2021
ENTENDA POLÊMICA:
A torcida organizada Gaviões da Fiel quer a expulsão imediata do zagueiro/lateral Danilo Avelar após o ato racista do atleta durante partida de Counter-Strike: Global Offensive. A plataforma Coliseum baniu o usuário e jogador alvinegro.
Durante partida de CS:GO, Avelar proferiu as seguintes palavras ao se irritar durante partida na terça-feira. “Fih (filho) de rapariga preta”. Rapidamente o ato racista do atleta viralizou entre os torcedores. A grande maioria da Fiel também pede o desligamento imediato de Danilo.
Em nota, os Gaviões pedem a saída imediata de Avelar lembrando que “não há paciência” para racismo no clube.
“BASTA! O time do povo, o time de todos. Não há paciência, e muito menos compreensão para qualquer ato de racismo. Os Gaviões da Fiel vêm, publicamente, pedir a expulsão imediata do jogador Danilo Avelar”, escreveu os Gaviões na web.
O Corinthians publicou nota oficial afirmando que está apurando o caso e virá com novas atualizações em breve.
NOTA CORINTHIANS:
O Sport Club Corinthians Paulista informa que tomou conhecimento do incidente que envolveu o nome do atleta Danilo Avelar nas redes sociais e que está apurando os fatos e o contexto. Atualizaremos nossa posição tão logo seja possível.
Danilo Avelar, que num primeiro tempo tentou negar as acusações, assumiu publicamente o ato racista em nota nas redes sociais.
NOTA DANILO AVELAR:
“Fala, galera. Venho aqui falar para vocês sobre a injúria de conotação racial que tem rolado pelas redes sociais atrelada ao meu nome.
Antes de mais nada, quero admitir o meu erro. O que eu escrevi durante a partida não condiz com o que penso e o que vou ensinar a meu filho.
Todos sabem que eu jogo CS:GO e, em uma das partidas, fui ofendido por um jogador estrangeiro na minha condição de brasileiro. Perdi a cabeça, mas, infelizmente piorei a situação: cometi o grave erro de escrever a um adversário uma frase de conotação racista.
Errei, falhei e me envergonho muito disso. Na nossa sociedade temos que abolir qualquer forma de racismo.
Gostaria de me desculpar com todos, sem exceção, mas sobretudo com a comunidade afrodescendente. De coração aberto, estou disposto a fazer desse erro um aprendizado honesto e integral.
Este caso me abriu os olhos para este grave problema em nossa sociedade. A reflexão que fica é que devemos fazer mais para combater o racismo com vigor e urgência, sem brechas nem exceções.
Também quero me desculpar com o Corinthians, uma instituição que desde sempre prega e luta pela igualdade, com a Fiel torcida e com meus companheiros de equipe.
Reitero, uma vez mais, que meu histórico e meu caráter não condizem com o que escrevi e que estou disposto a crescer, melhorar e mudar.
Abraços, Danilo Avelar.”
VEJA MAIS