Era um jogo completamente difícil. O Timão nos últimos jogos vem passado dificuldades contra o Palmeiras, adotando estratégias equivocadas.
Esse foi o primeiro Derby Paulista de Sylvinho no comando do Corinthians, e ele fez uma escalação defensiva com três volantes, mas a estratégia de jogar mais fechado foi por água abaixo logo no começo do jogo quando em um ataque promissor a bola foi perdida, e foi dado ao rival o que ele mais gosta, o contra-ataque que terminou com o golaço de Raphael Veiga.
Depois disso, a equipe alvinegra precisou propor mais o jogo, mas pude perceber que havia um buraco no meio de campo para o Palmeiras atacar. O time alviverde não aproveitou e o Corinthians atacava mais, inclusive sem sofrer muito perigo na defesa, na maioria das vezes acionando aquele que novamente foi o melhor em campo: Gustavo Mosquito. Era ele quem criava a maioria das jogadas, porém, faltava mais qualidade e aproximação de quem jogava com ele.
Quem se destacou no meio de campo novamente foi Victor Cantillo, o dono do meio de campo. Verticalizando o jogo, com boas inversões, e também boa marcação, jogou o fino da bola mais uma vez.
Acho um erro colocar o Luan de falso 9, é um dos erros na escalação de Sylvinho, mas ele cumpriu o papel tático de abrir espaços para os jogadores se infiltrarem na área muito bem, além de sempre tentar se aproximar do Cantillo na construção da jogada. Porém, nos espaços criados por Luan, faltava mais qualidade, e quem aparecia ali eram sempre os volantes limitados Gabriel e Roni. Nesse novo esquema que o Sylvinho está tentando implantar, é importante que os volantes cheguem na área com qualidade.
No segundo tempo, os volantes limitados citados, chegaram com qualidade e finalmente fizeram algo de útil. Roni deu um belíssimo passe para Mosquito que deu mais uma assistência na temporada, esta para Gabriel empatar para o Timão.
Depois disso, ficou um jogo aberto para o Corinthians contra-atacar e sempre pelo lado esquerdo com o Mosquito, mas ainda faltava aproximação e mais qualidade ao seu lado. Gustavo não vai resolver sozinho. Faltou qualidade para o Timão virar o jogo.
Enfim, foi um Corinthians que apresentou evolução. Já começamos a enxergar as idéias desse novo esquema do Sylvinho. Entretanto, ainda penso que a escalação tem seus defeitos que precisam ser melhorados.
VEJA MAIS