Autor dos dois gols do Internacional na vitória sobre o Independiente Medellin (COL), por 2 a 0, pela Sul-Americana, no Beira-Rio, o meio-campista Edenílson concedeu entrevista coletiva após o jogo e comentou sobre as acusações que fez ao lateral-direito Rafael Ramos, do Corinthians, no confronto entre paulistas e gaúchos na última semana, pelo Brasileirão.
Edenílson comemorou os gols pelo Internacional fazendo os tradicionais punhos cerrados da resistência antirracista. Falando pela primeira vez publicamente sobre as acusações de injúria racial contra Rafael Ramos, o meio-campista disse que espera não ser julgado, não quer fazer “vitimismo” e deseja que a verdade seja revelada.
“Fui bastante julgado, chamado de mentiroso, surdo. Bem complicado os fatos serem distorcidos. As imagens estão ali para ser analisadas. A única coisa que espero é que não me julguem, não quis dar entrevista para respeitar a carreira do rapaz, assim como não entendi o porquê do xingamento”, iniciou Edenílson.
“Sou pai de família, tenho certeza que ele (Rafael) tem família que está em outro país. Esse é o meu jeito, tento ver bondade, não quis julgar, expor. Apenas quero que a verdade venha. Foi o que aconteceu foi o que eu ouvi. Quero que as autoridades resolvam. Não quero fazer um vitimismo, só quero que a verdade venha, se ela realmente vier. Tenho certeza do que ouvi, isso não muda, não volta atrás”, concluiu.
Edenílson ainda contou que nunca se interessou como deveria sobre a questão racial e suas mazelas no Brasil. A partir de agora, porém, o meio-campista afirma que vai se aprofundar no assunto para defender a cor.
“Muito orgulho da minha cor e de todas as cores, somos todos iguais. A diferença é a cor da pele. Tenho orgulho da minha educação. Peço desculpas até, sou leigo nesse assunto, não fui de me interessar como poderia e deveria. Depois de sentir na pele como foi, tenho certeza que vou me interessar mais, me expressar mais para defender a minha cor”, finalizou Edenílson em coletiva ao lado de Mano Menezes.
Informação importante sobre caso Rafael Ramos e Edenílson que vem direto de Curitiba através da Rádio Guaíba https://t.co/9hh1ZAYu8T
— É o Time do Povo, é o Coringão (@eotimedopovo01) May 16, 2022
Análise encomendada por tradicional rádio do RS complica situação de Rafael Ramos. A perícia oficial será divulgada nos próximos diashttps://t.co/ObBztuTpRH
— É o Time do Povo, é o Coringão (@eotimedopovo01) May 16, 2022