Rafael Ramos é acusado de racismo por Edenílson

Danilo Vieira Andrade

Google News Siga-nos no Google Notícias

O lateral-direito Rafael Ramos foi acusado de ter dito a palavra macaco para o meio-campista Edenílson, do Internacional, no confronto deste sábado (14), diante do Corinthians, pelo Brasileirão. Após uma dividida envolvendo os atletas, já na reta final de embate, o jogo foi paralisado por alguns minutos por conta da grave acusação do jogador colorado.

“Chamou de macaco”, disse Edenílson ao árbitro. “Seja homem”, disparou o jogador do time gaúcho ao defensor português do Corinthians.

“O Renê falou para o Vítor Pereira na área técnica: chamou de macaco”, informou o repórter do Premiere durante a confusão.

Após a partida, o centroavante Jô, autor de um dos gols do empate em 2 a 2 contra os colorados, comentou sobre a grave acusação. “É isso. Acusou o Rafa de racismo. O Rafa falou que não disse. Disse que falou outra palavra em português (PT) que é diferente. Não sei qual a palavra. Disse que não foi racista. Não podemos acusar alguém sem ter certeza”, declarou o centroavante ao Premiere.

Edenílson segue sustentando as acusações. A Polícia Civil foi chamada ao Beira-Rio para colher depoimentos dos atletas.

Há instantes, o diretor corinthiano Roberto de Andrade falou sobre as acusações e revelou que Edenílson e Rafael Ramos conversaram nos vestiários. “Não vamos julgar ninguém antes das coisas serem esclarecidas. Nós fomos ao vestiário do Inter, e eles conversaram. Aparentemente, se entenderam”, declarou.

O Internacional publicou nota oficial lamentando o ocorrido. “Mais uma vez, um lamentável caso de racismo é registrado em nosso futebol. Desta vez, em nossa casa, contra um jogador do Inter. Na partida deste sábado, pelo Brasileirão, Edenilson relata ter sofrido injúria racial por parte de Rafael Ramos, atleta do Corinthians. É inadmissível que ainda ocorram fatos desse tipo em 2022, não há espaço para o racismo em nossa sociedade. O Clube do Povo reitera que repudia todo e qualquer ato de preconceito e apoia o seu atleta”, diz a nota.

Em coletiva no Beira-Rio, o técnico Vítor Pereira comentou sobre as acusações. “Eu não conheço o Edenílson, mas parto do pressuposto que é honesto, mas pode ter entendido errado. Eu conheço o Rafael melhor, e nunca vi nada, é uma pessoa educada, com anos e anos de carreira. Eu não sei se já disseram o que o Rafael diz que disse. Então não vou repetir, não quero dizer palavrões, já basta os que eu digo no campo. Eles já conversaram. Um diz que disse uma coisa, o outro diz que entendeu outra, portanto… Eu acredito nos dois, mas creio em uma má interpretação do Edenílson”, declarou VP.

Mano Menezes, treinador do Internacional, também comentou sobre o caso. “Não interessa se é do nosso lado ou do outro lado. É um assunto importante e deve ser tratado com seriedade”, declarou.

Alessandro Barcelos, presidente colorado, concedeu entrevista há instantes e confirmou a denúncia. O cartola colorado revela que Edenílson gostaria de ouvir um pedido de desculpas da boca de Rafael Ramos, o que não ocorreu na conversa entre os dois nos vestiários do estádio localizado em Porto Alegre.

“Isso está no depoimento do Edenílson. Ele manifestou o desejo de conversar com o atleta, que tivesse a oportunidade dele se retratar naquele momento, mesmo que internamente, olho no olho, e infelizmente o atleta nega que tenha falado. Então, diante disso, o Edenílson tomou ele a decisão então de fazer a denúncia para que esses fatos não se repitam. Exatamente isso ele coloca na ocorrência”, declarou o presidente do Inter.

“O Edenílson tomou iniciativa de fazer o registro e nós respeitamos e acreditamos no que foi dito pelo atleta. E não admitimos mais isso em qualquer espaço”, concluiu o mandatário gaúcho.

O árbitro catarinense Braulio da Silva Machado divulgou há instantes a súmula da partida e relatou o ocorrido. (veja abaixo)

“Aos 31 minutos do 2º tempo, no momento em que a partida estava paralisada, fui informado pelo jogador nº 8, da equipe sc internacional, sr. edenilson andrade dos santos, que seu adversário nº 21, sr. rafael antônio figueiredo ramos, havia proferido as seguintes palavras para ele: “foda-se macaco”. neste momento paraliso a partida e chamo os jogadores envolvidos para relatarem o que havia acontecido, sendo que o jogador edenilson andrade dos santos, confirma as palavras anteriormente citadas e o jogador rafael antônio figueiredo ramos, afirma que houve um mal entendido devido ao seu sotaque (português) e diz ter proferido as seguintes palavras” foda-se caralho”. devido a distancia dos atletas e barulho da torcida nem eu, nem outro integrante da equipe de arbitragem consegue ouvir ou perceber qualquer das palavras acima citadas. então dou continuidade a partida.”

LATERAL DETIDO NO BEIRA-RIO

O lateral-direito Rafael Ramos está detido no posto policial do estádio Beira-Rio em flagrante após praticar injúria racial contra Edenílson, meio-campista do Internacional.

A Polícia informa que o atleta só será liberado mediante a pagamento de fiança de R$ 10 mil. O Corinthians comunicou que pagará a quantia nas próximas horas. A confirmou da detenção veio através do delegado Carlo Butarelli, da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, ao UOL.

A Polícia também informa que Rafael Ramos vai responder em liberdade após o pagamento da fiança.

EDENÍLSON SE MANIFESTOU

Há instantes, o jogador colorado vítima da situação publicou no Instagram e afirmou que “não ouviu errado”.

“Boa noite pessoal. Passando aqui apenas para me pronunciar. Eu sei o que ouvi, realmente eu não reagi provavelmente da forma que deveria pois foi a primeira vez que isso aconteceu comigo e me incomoda o fato de ficar chamando atenção de outra forma que não seja jogando futebol. Ser xingando pelo tom da minha pele, minha reação foi a de não paralisar a partida pois o jogo estava bom e aos mesmo tempo eu não queria que tomasse a proporção que tomou justamente por nunca ter passado por isso. Eu procurei o atleta para que ele assumisse e me pedisse desculpas, afinal todos erramos e temos o direito de admitir. Mas o mesmo continuou a dizer que eu havia entendido errado. Eu não entendi errado, o procurei pelo respeito que tenho por alguns integrantes do Corinthians, e para que ele pudesse ter uma chance de se redimir, pois independente da nossa cor, o caráter sempre falará mais alto. Enfim, peço desculpas por não estar preparado para reagir há algo desse tipo”, escreveu Edenílson.

RAFAEL RAMOS LIBERADO

O delegado Butarelli se manifestou há instantes em coletiva no Beira-Rio e confirmou o pagamento da fiança e a liberação do jogador.

“Ele foi preso, cometeu um crime, pagou a fiança e vai responder em liberdade. Se não pagasse a fiança, seria recolhido ao presídio”, disse.

RAFAEL RAMOS FALA

Há instantes, o defensor alvinegro se manifestou e afirmou que não cometeu injúria racial e que tudo não passa de um mal entendido. Ele ainda revelou o teor da conversa que teve com Edenílson nos bastidores do estádio da equipe gaúcha em Porto Alegre.

“Eu estou aqui com a consciência e cabeça limpa para explicar o que aconteceu. Foi puramente um mal entendido entre mim e o Edenilson. No fim do jogo estive com ele e tivemos uma conversa tranquila, onde expliquei o que tinha acontecido. Ele explicou o que realmente entendeu, que não é verdade. Eu expliquei a verdade daquilo que eu tinha dito. Foi isso que aconteceu. Tivemos uma conversa tranquila. Ele mostrou um receio de se passar por mentiroso, e aí eu falei que ele não é um mentiroso, apenas entendeu as palavras erradas. Apertamos a mão e desejei ele boa sorte”, afirmou Rafael.

RAFAEL RAMOS PUBLICA

O lateral-direito Rafael Ramos publicou no Instagram no início da madrugada deste domingo (15) e voltou a reforçar que não cometeu nenhum ato racista contra Edenílson, meio-campista do Internacional.

No texto publicado pelo defensor, ele afirma que essa é uma certeza absoluta que ele carrega na vida: “Não fui, não sou e nunca serei racista”, escreveu Rafa Soares.

“Há muita pouca coisa nas nossas vidas de que temos certezas absolutas. Esta é uma delas. Não fui, não sou, e nunca serei racista. Graças a Deus me educaram com a plena consciência de que todos somos iguais nesta vida, com os mesmos direitos e os mesmos deveres. Por isso, com esta certeza, fui me explicar ao meu colega de profissão. Sempre me pautei por uma postura correta em toda a minha carreira, e não iria ser de outra forma agora. Que este caso tenha servido para que este tema seja novamente levantado, e que possamos reafirmar: Racismo não!”, publicou.

CORINTHIANS PUBLICA NOTA OFICIAL

O Corinthians publicou nota oficial na madrugada deste domingo (15) para comentar sobre a prisão em flagrante do lateral-direito Rafael Ramos, acusado de injúria racial pelo meio-campista Edenílson, do Internacional, durante o confronto entre as duas equipes pelo Brasileirão de 2022.

Em nota, o Corinthians ressalta que em 111 anos de história jamais compactou com o racismo. O clube não desacredita da versão do defensor que chegou ao Parque São Jorge após indicação do técnico Vítor Pereira.

VEJA A NOTA ABAIXO

O Corinthians reafirma que, coerente com seus 111 anos de história, repudia e não compactua com o racismo.

O atleta Rafael Ramos foi ouvido pelo clube e deu versão diferente do incidente no Beira-Rio, durante a partida contra o Internacional pelo Brasileirão 2022. Logo depois, seguro de que não proferiu injúria racial, fez questão de se explicar a Edenilson, no vestiário do Internacional.

Em decorrência da denúncia feita pelo atleta colorado, a lei obriga que se trate o caso como flagrante, seguido de detenção. O pagamento de fiança não implica admissão de culpa, permitindo ao atleta que se defenda em liberdade no inquérito.

ASSISTA MOMENTO ABAIXO