POR: VICTOR FRANQUEIRA
Após quatro anos, o Timão voltou a vencer o Flamengo. A última vez havia sido pela Copa do Brasil em 2018. Pelo Brasileirão, em 2016. Era uma coisa incômoda para o torcedor corinthiano, até por se tratar de um clássico interestadual, e das duas maiores torcidas do país, mas finalmente a vitória veio, e com as mesmas dificuldades em relação aos desfalques.
Foi um jogo equilibrado, com o time paulista conseguindo boas ocasiões no ataque, sempre encontrando bastante espaço pelo lado direito, em várias vezes isso era ocasionado por bons lançamentos, inversões. Adson era o jogador mais acionado ofensivamente, mas faltou objetividade, não só para ele, mas para todo o time quando se trata de caprichar no último passe, no último terço do campo. Esse é o principal problema que VP precisa corrigir atualmente, e acaba que os jogadores não chutam nunca, é uma dificuldade, enquanto o adversário na partida conseguia finalizar muito mais, só que não com tanto êxito. O único chute mais perigoso do Flamengo foi a partir de um chute do Vitinho, e o Cássio que completou 600 jogos pelo Timão, fez uma defesaça.
No primeiro tempo, era um Corinthians com uma linha de quatro mesmo, a linha de cinco só foi utilizada novamente pelo VP na metade da segunda etapa, com as substituições para dar total consistência defensiva, principalmente quando o Flamengo colocou as peças mais fortes disponíveis. O Corinthians estava oferecendo um pouco mais de espaço nas entrelinhas, mas no geral, novamente, a defesa foi segura o jogo todo. Hoje é o ponto mais forte do time.
A sorte tem que contar também, como foi no gol contra decisivo marcado pelo Flamengo, quando o ex-jogador do Timão, o Rodinei, protagonizou um lance bizarro. A partir daí foram todos os jogadores rubro-negros que não conseguiram fazer nada. Por dentro não estava acontecendo, os zagueiros tinham que armar, os cruzamentos eram mal feitos, e nos corredores não havia espaço, estavam completamente encaixotados pela marcação corinthiana, que protegia com excelência a área.
Essa partida de primeiro turno do Campeonato Brasileiro provavelmente não deve servir como prognóstico das partidas das quartas de final da Libertadores que teremos em um mês. As duas equipes provavelmente estarão com as suas forças completas e reforçadas, mas foram três pontos importantíssimos que o Corinthians conquistou em casa, em mais um show da melhor torcida do país.
Segue a caça pela liderança.