Gaviões publica nota oficial sobre eleições presidenciais

Danilo Vieira Andrade

Google News Siga-nos no Google Notícias

Os Gaviões da Fiel publicaram nota oficial logo após a derrota diante do Fluminense, pelo Brasileirão, e se posicionaram sobre as eleições presidenciais do próximo dia 30 entre o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Em nota, os Gaviões afirmam que não irão apoiar nenhum dos candidatos nas urnas. “Ainda que a torcida organizada seja um movimento popular e por consequência composto preponderantemente por trabalhadores e trabalhadoras, a sua função social não é participar dos rumos e das construções políticas que dinamicamente constituem um país”, diz um trecho da nota.

Torcedores corinthianos repercutiram nos comentários da publicação. Enquanto uns criticaram a postura dos Gaviões, outros elogiaram a isenção dos organizados.

LEIA A NOTA NA ÍNTEGRA

A diretoria executiva dos Gaviões da Fiel Torcida – Força Independente, vem por meio dessa informar a todo quadro associativo, que não apoia nenhum dos candidatos que concorrem ao cargo máximo do executivo (Presidência) nas eleições 2022.

O princípio da nossa existência é o Sport Club Corinthians Paulista, e desse não nos furtamos de todas manifestações, discussões e seu espectro político como um todo.

Ainda que a torcida organizada seja um movimento popular e por consequência composto preponderantemente por trabalhadores e trabalhadoras, a sua função social não é participar dos rumos e das construções políticas que dinamicamente constituem um país. Para essas questões, existem partidos, militância organizada e movimentos espontâneos.

Não obstante, é preciso deixar evidente ao quadro associativo, que as manifestações políticas ocorridas no último jogo foram espontâneas e não refletem as opiniões tampouco o direcionamento da torcida.

O fato de não nos posicionarmos com relação aos presidenciáveis, não nos coloca como uma instituição indiferente aos rumos do país, ou às mazelas sociais que assolam o povo Brasileiro.

Entretanto, cientes das nossas limitações e dos princípios que nos constituíram, focamos toda a nossa capacidade organizativa e de mobilização, para lutar pela redemocratização do grande Corinthians e da nossa instituição!

Sem mais para o momento,

A DIRETORIA