Na tarde deste domingo (08), o Corinthians fez uma grande apresentação e venceu o Grêmio por 3 a 0, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, pela 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro. Com esse resultado, o Timão confirmou a sétima colocação na tabela, somando 56 pontos e alcançando sua nona vitória consecutiva na competição.
O primeiro tempo foi marcado por um equilíbrio, mas o Corinthians se destacou com uma jogada decisiva aos 45 minutos. Após um pênalti sofrido por Yuri Alberto, o atacante não hesitou e converteu com categoria, colocando o Timão à frente no placar. A penalidade foi confirmada após revisão do VAR, que atestou a falta de Geromel sobre Yuri.
No segundo tempo, o Grêmio tentou reagir, mas o Corinthians se mostrou firme na defesa e ampliou a vantagem aos 42 minutos. Em um cruzamento de Ángel Romero, Charles desviou de cabeça para o fundo das redes. Memphis Depay fez um golaço de bicicleta nos acréscimos selando a vitória do Timão e garantindo um fim de campeonato de alto nível.
O jogo também foi marcado por momentos tensos, com uma confusão em campo que resultou na expulsão de dois jogadores, José Martínez pelo Corinthians e Dodi pelo Grêmio, após uma discussão acalorada.
Com a vitória, o Corinthians termina a temporada com um bom desempenho, enquanto o Botafogo foi coroado campeão do Brasileirão.
Por outro lado, Atlético-GO, Cuiabá, Criciúma e Athletico-PR foram rebaixados para a segunda divisão. A despedida de Pedro Geromel do Grêmio, que fez sua última partida como jogador profissional, também foi um momento emocionante, com o zagueiro sendo aplaudido de pé por torcedores e adversários.
A vitória marca um recorde histórico corinthiano na competição após a nona vitória consecutiva, feito nunca antes realizado.
A sétima colocação garante ao Corinthians R$ 33,7 milhões de premiação.
O atacante Yuri Alberto, com 15 gols, sagrou-se artilheiro da competição ao lado de Alerrandro, do Vitória. O camisa 9, de quebra, se tornou o maior artilheiro do país ao ultrapassar Pedro, somando 31 gols na temporada.
VEJA A CLASSIFICAÇÃO: