O Corinthians escreveu mais um capítulo inesquecível na história dos Dérbis ao vencer o rival por 1 a 0 na Arena, em Itaquera, pela quinta rodada do Campeonato Paulista de 2017. O gol de Jô, aos 42 minutos do segundo tempo, garantiu um triunfo com cara de superação, já que o Timão jogou a maior parte do duelo com um jogador a menos, após um erro grosseiro da arbitragem.
Neste sábado (22), completam-se oito anos daquele clássico histórico que marcou o Derby de número 100 na história.
Erro que marcou o jogo
O Dérbi já estava quente, com disputa intensa e chances para os dois lados, quando um lance polêmico mudou a história da partida. Aos 45 minutos do primeiro tempo, o árbitro Thiago Duarte Peixoto expulsou Gabriel por um segundo cartão amarelo. O problema? O volante não cometeu a falta em Dudu, que, na verdade, havia sido feita por Maycon. Mesmo com os protestos dos jogadores corintianos e até um alerta do quarto árbitro, o erro foi mantido.
A decisão revoltou o Corinthians, que precisou se reinventar em campo. No vestiário, o próprio árbitro chegou a chorar ao perceber seu equívoco, mas a decisão já estava tomada.
Resistência e explosão em Itaquera
Com um a menos, o Timão soube segurar a pressão do rival na segunda etapa. O adversário teve mais posse de bola e rondou a área corintiana, mas a defesa, liderada por Cássio, Balbuena e Pablo, conteve o ímpeto.
E então veio o momento decisivo. Aos 42 minutos do segundo tempo, Maycon aproveitou um vacilo de Guerra, recuperou a bola e encontrou Jô livre na área. O atacante, que havia entrado minutos antes no lugar de Kazim, bateu rasteiro entre as pernas de Fernando Prass e fez a Fiel explodir de alegria em Itaquera.
Fala, Jô!
Depois do jogo, o autor do gol da vitória falou sobre o momento especial: “Cada dia que passa sei que Deus está comigo na minha vida. O professor optou por outro no início, mas sempre pensei no grupo. Entrei e consegui ajudar com o gol. Esse time ainda vai colher muitos frutos neste ano”.
O Corinthians acabou campeão naquela edição do Paulista.
Ficha técnica
Público pagante: 30.727 torcedores
Renda: R$ 1.535.887,00
Cartões amarelos: Vitor Hugo, Jean, Moisés, Alecsandro (rival)
Expulsão: Gabriel (Corinthians)
Gols: Jô, aos 42’ do segundo tempo
ASSISTA O GOL HISTÓRICO DE JÔ: