Início » Na história do Corinthians » A história dos símbolos do Corinthians

A história dos símbolos do Corinthians

Pedro Nogueira Heiderich

Google News Siga-nos no Google Notícias

O levantamento de hoje do É o Time do Povo traz a história dos símbolos do Corinthians. Ao longo da história alvinegro, foram 14 escudos desenvolvidos para o Time do Povo.

Do primeiro em 1913 ao último e atual, idealizado em 2011. Você lembra de todos? Vem com a gente navegar pela história do Timão.

1913

Foto: Reprodução

 

Fundado em 1910, o Corinthians só teve o primeiro escudo em 1913. Nos três primeiros anos, a equipe jogava sem escudo na camisa. Criado para a Liga Paulista, o primeiro símbolo tem as letras C e P: Corinthians Paulista.

1914

Foto: Reprodução

 

Em 1914, na segunda versão do escudo, o símbolo ganha uma moldura e estreia contra o Germânia.

1915

Foto: Reprodução

 

Um ano depois, na terceira versão do escudo corinthiano, a letra S foi adicionada ao símbolo, de Sport. Além disso a letra C passa a representar Corinthians e Club.

1915

Foto: Reprodução

 

O quarto escudo ganha uma nova moldura preta, com mudança no formado também, mais redondo.

1916

Foto: Reprodução

 

A quinta versão do símbolo corinthiano tem um formato ainda mais redondo, que vai perdurar até os dias de hoje.

1919

Foto: Reprodução

 

Três anos depois, o escudo do Corinthians ganha nova roupagem, com mais preto, e a inclusão da bandeira do estado, além do nome completo da equipe e seu ano de fundação.

1939

Foto: Reprodução

 

A âncora, os remos e a boia surgiram a partir de 1926, quando o clube comprou o terreno do Parque São Jorge, como alusão aos esportes aquáticos, mas o novo símbolo só foi integrar as camisas em 1939.

1980

Foto: Reprodução

 

Ao longo de quase quarenta anos, o símbolo do Timão foi se refinando, com a maior mudança em 1980. A bandeira ficou mais ondulada, transmitindo ideia de dinamismo e movimento. Foram acrescentados ainda detalhes e reflexos nos remos e na âncora.

1990

Foto: Reprodução

 

O escudo se manteve o mesmo, alterando apenas o acréscimo de uma estrela em cima do símbolo, em 1990, em homenagem ao primeiro título do Campeonato Brasileiro.

1998

Foto: Reprodução

 

Em 1998, com o bi do Campeonato Brasileiro, veio a segunda estrela sob o escudo.

1999

Foto: Reprodução

 

No ano seguinte, o tricampeonato de 1999, e nova mudança, a terceira estrela do terceiro título nacional.

2000

Foto: Reprodução

 

A conquista inédita do Mundial em 2000 gerou uma nova versão do distintivo, com uma estrela maior para este título, acima das outras três dos títulos do Brasileiro.

2005

Foto: Reprodução

 

O tetra do Campeonato Brasileiro veio em 2005, adicionando a quarta estrela sob o escudo do Corinthians.

2011

Foto: Reprodução

 

Porém, em 2011, pouco antes da conquista do pentacampeonato do Brasileiro e do que seria a adição da quinta estrela, a diretoria do Corinthians da época decidiu abolir todas as estrelas de cima do escudo.

O argumento na ocasião foi de que todos os títulos são especiais e que o escudo do Timão é único.  A versão do escudo perdura até hoje e não tem previsão de ser alterada.