Os clubes pressionaram e a CBF deve ceder. Em 2016, os campeonatos no Brasil devem começar a experimentar a arbitragem eletrônica. A entidade já informou que vai entrar com um pedido na FIFA, pedindo autorização para inovar no Futebol mundial.
A expectativa é diminuir os frequentes erros de arbitragem, que tem prejudicado o bom andamento do Campeonato. A CBF ainda diz que já tem um projeto pronto.
A ideia é criar o Árbitro de Vídeo (AV), que ficará responsável por acompanhar os lances pela Televisão, e com o recurso do replay, acionar o árbitro responsável da partida e informar qualquer erro. A CBF diz que a medida é para evitar erros técnicos claros.
Marco Polo Del Nero, presidente da CBF, falou sobre o assunto.
“Sabemos que é impossível a seres humanos atingir o índice de erro zero na arbitragem. Por isso, considerando a solicitação dos clubes, a CBF pleiteará junto à Fifa a aprovação do uso de imagens da TV para auxiliar os árbitros. Queremos que o Brasil tome a liderança no processo de introdução da tecnologia no futebol e que sirva de referência para outros campeonatos no mundo”