O Vasco da Gama anunciou neste domingo (31) que testou 16 jogadores positivos para COVID19. O clube carioca fez exames em atletas, comissão técnica e funcionários. Outros três atletas tiveram coronavírus, mas estão curados.
A revelação do Vasco acontece justamente no momento em que o futebol brasileiro mais discute um possível retorno e certamente deve atrasar ainda mais a volta dos times às atividades. Algumas equipes cariocas estão, inclusive, se alinhando para o retorno dos treinamento, o que também deve ser repensado em breve.
“Observamos hoje 16 atletas que vieram com exames positivos. Eles estão isolados do grupo, seguem com contato médico, vão continuar a fazer exames seriados, até que tenhamos certeza que eles não podem mais transmitir esse vírus para o restante do elenco. Isso comprova que nós estamos fazendo uma grande ação de saúde, identificando mais rápido possível essa infecção nos atletas, porque a gente sabe, na verdade, que 95% das pessoas são assintomáticas entre essas que já tiveram contato com o vírus”, disse Marcos Teixeira, chefe do departamento médico do Vasco.
Em São Paulo, cabe lembrar, a previsão de retorno ao futebol é para meados de julho. No Corinthians, apesar da grave crise financeira do clube, é consenso que voltar aos jogos nesse momento não seguro.
O Corinthians ainda não divulgou os resultados dos testes realizados em atletas, funcionários e comissão técnica.