Início » Na história do Corinthians » Os dez maiores fregueses do Corinthians na história

Os dez maiores fregueses do Corinthians na história

Pedro Nogueira Heiderich

Google News Siga-nos no Google Notícias

O levantamento do É o Time do Povo de hoje traz lista com os dez maiores fregueses do Corinthians na história.

Com base em informações do Almanaque do Timão, apontamos as dez equipes em que o Time do Povo tem melhor retrospecto.

O levantamento leva em conta a porcentagem de vitórias do Coringão no histórico do confronto e não só o número absoluto de jogos que o Corinthians venceu o adversário mencionado.

Entretanto, só foram considerados para a lista times que fizeram pelo menos cinquenta partidas contra o Timão desde a fundação do alvinegro, e que atualmente estão na Série A, B, C ou D do Brasileirão.

São equipes de cinco estados diferentes e um rival na lista dos maiores fregueses. O Corinthians ganhou mais da metade dos jogos de quatro dos seus dez maiores fregueses.

Confira abaixo o levantamento do portal É o Time do Povo com os dez maiores fregueses do Corinthians na história:

1° Ponte Preta 

Basílio comemora gol contra a Ponte. (Foto: Reprodução)

A Ponte Preta é o maior freguês do Corinthians na história. Em 153 jogos, são 86 vitórias do Timão, mais da metade (56,2%). O Coringão venceu três títulos estaduais em cima do time de Campinas: 1977, 1979 e 2017.

A vitória mais marcante é o 1 a 0 da decisão do Campeonato Paulista de 1977, que colocou fim à fila de 23 anos sem títulos de expressão do Corinthians, com gol de Basílio para mais de 140 mil pessoas no Morumbi.

Apesar de Basílio também gostar de marcar contra a Ponte em outras ocasiões – somando dez gols contra o time do interior – o jogador que fez mais gols pelo Corithians contra a Ponte Preta foi Cláudio: onze gols.

2° Portuguesa 

Portuguesa é uma das maiores vítimas do Corinthians. (Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthains)

O segundo maior freguês corinthiano é outro time paulista: a Portuguesa. O Timão bateu a equipe do Canindé em 144 dos 260 (55,3%) jogos disputados entre os dois, também mais da metade dos duelos.

O adversário também é vítima individual do primeiro gol de três ídolos do Corinthians de épocas diferentes: Zé Maria, Marcelinho e Paulinho. Mas, quem mais marcou contra a Portuguesa foi Cláudio, com 23 gols.

3° Coritiba  

Coritiba, terceiro maior freguês do Corinthians. (Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians)

O terceiro maior freguês do Corinthians é o Coritiba. São 33 vitórias em 62 jogos (53,22%), novamente com o Timão ganhando mais da metade dos confrontos entre os dois times.

A equipe paranaense nunca foi adversária do Coringão em mata-mata. Paulinho é o maior artilheiro da história do confronto pelo lado do Corinthians, com 4 gols, dois deles em goleada por 5 a 1 em 2012.

4° Botafogo-SP  

O Botafogo de Ribeirão Preto é o quarto maior freguês do Coringão. São 58 vitórias em 109 jogos (53,21%), mais da metade dos jogos. As equipes decidiram o Paulistão de 2001, e deu Timão, após um 3 a 0 na ida.

Marcelinho era um destaques do time campeão em cima do Botafogo-SP, marcando dois gols no jogo de ida da final. Além disso, o Pé de Anjo é o jogador com mais gols em cima da equipe do interior, com nove tentos.

5° Guarani 

Na quinta posição está o Guarani, outro freguês do Corinthians do interior de São Paulo. O alvinegro derrotou a equipe de Campinas em 81 dos 167 jogos (48,5%).  As equipes decidiram o Campeonato Paulista de 1988.

E deu Timão, 1 a 0 no Brinco de Ouro, gol de Viola, aos 19 anos, na prorrogação. Viola tem 10 gols contra o Guarani pelo Corinthians, mas Sócrates tem 12 tentos anotdos e é o artilheiro corinthiano do confronto.

6° Bahia 

O Bahia é a sexta maior vítima do Timão. São 37 vitórias do Coringão em 79 jogos (46,8%). O time de Salvador foi o adversário do Todo Poderso na semifinal do Brasileiro de 1990 e Neto decidiu com gol de falta: 2 a 1.

Em 2014, o Corinthians eliminou o Bahia em outra ocasião, na terceira fase da Copa do Brasil, após vitória por 3 a 1. O maior artilheiro do confronto pelo lado do alvinegro é Teleco, com cinco gols marcados.

7° Vasco 

O Vasco da Gama é outro time entre os dez maiores fregueses do Corinthians. São 56 vitórias em 128 jogos para o Timão (43,7%). Ainda que o jogo tenha sido um empate, impossível não lembrar da final do Mundial de Clubes de 2000, no Maracanã.

A vitória mais marcante é um dos jogos mais emocionantes do Coringão. O resultado de 1 a 0 contra o Vasco na volta das quartas da Libertadores de 2012, em jogo marcado por Diego Souza perdendo gol sozinho após defesa de Cássio, e o gol de Paulinho de cabeça nos minutos finais.

A freguesia não para por aí (veja aqui levantamento do É O Time do Povo com a história do confronto). Em 1950 e em 1953, o Corinthians foi campeão do Rio-São Paulo em cima do time carioca. E nos dois primeiros títulos da Copa do Brasil do Timão, em 1995 e em 2009, o Vasco foi derrotado na semifinal.

O Coringão já eliminou o Vasco na primeira fase da Copa Sul-Americana de 2006, além de conquistar o Brasileiro de 2011, em pontos corridos, em cima do time carioca, com vitória corinthiana em um dos confrontos diretos. E em 2017, sagrou-se campeão do Brasileiro após empate contra o Vasco da Gama.

O Corinthians não perde para o time de São Januário desde 2007. Os maiores artilheiros do confronto pelo Todo Poderoso são Válber, Romero, Naldo e Marcelinho, com cinco gols cada.

8° Bragantino 

O Bragantino é o oitavo maior freguês do Timão. São 29 vitórias corinthianas em 67 jogos (43,2%).  O time de Bragança Paulista pegou o Corinthians em cinco disputas de mata-mata e perdeu em todas.

A vitória mais marcante foi nas quartas do Paulista de 2018, por 2 a 0. O Todo Poderoso também eliminou o Bragantino nas quartas do Brasileiro de 1994, nas oitavas da Copa do Brasil de 2014, nas quartas do Paulista de 2020 e nas oitavas da Copa Sul-Americana de 2024.

Quem mais fez gols pelo Timão em cima do Braga foi Neto, com cinco gols.

9° Cruzeiro

O nono maior freguês do Corinthians é o Cruzeiro. São 40 vitórias em 94 jogos (42,5%). As equipes decidiram o Campeonato Brasileiro de 1998, quando o Timão conquistou o Bi após vencer o terceiro jogo por 2 a 0.

Em 2002, na campanha do título da Copa do Brasil, o Coringão derrotou o Cruzeiro nas oitavas de final, após vitória por 3 a 2. Marcelinho Carioca, autor de três dos cinco gols do Corinthians nos três jogos da final do Brasileiro de 1998, é o maior carrasco do Cruzeiro pelo Timão, com cinco tentos anotados contra os mineiros.

10° Santos 

Ronaldo Fenômeno, gol de placa na Vila em vitória na final do Paulista de 2009 contra o Santos. (Foto: Reprodução)

Para completar a lista dos dez maiores fregueses do Corinthians na história não podia faltar um rival: o Santos. São 140 vitórias do Timão em 354 jogos (39,5%) e dois títulos em cima do rival: os Paulistas de 2009 e 2013.

Em 2009, o Corinthians de Ronaldo Fenômeno foi campeão invicto em cima do Santos, com direito a gol de placa do astro na Vila. Quatro anos depois, com gol de Paulinho, o Timão vencia na ida e repetia a dose.

Outras duas vitórias figuram entre as mais marcantes do clássico. Uma delas é a goleada de 7 a 1 pelo Campeonato Brasileiro, comandada por Tévez, em 2005.

A outra e para muitos a maior é a vitória na semifinal da Libertadores de 2012, com golaço de Emerson Sheik na Vila Belmiro contra o Santos de Neymar e Ganso e atual campeão, e pavimentou a conquista inédita.

Outro jogo marcante é a vitória no último minuto na semifinal do Paulista de 2001, com golaço de Ricardinho.

Entretanto, os maiores artilheiros do Corinthians contra o freguês Santos são de outros tempos: Teleco, Neco e Cláudio, todos com 21 gols marcados.