POR: DANILO VIEIRA
Projetar uma temporada inteira com apenas dois jogos oficiais não se deve fazer. Mas ao que tudo indica, o atual elenco do Corinthians não fará frente aos principais elencos do Brasil, casos de Palmeiras, Flamengo, Atlético-MG…
Para piorar, o time parece não ter a mínima criatividade, e, apesar de lutar e correr nos jogos, não se parece nada com a garra daqueles elencos de 2012 ou 2015.
O que fazer então para mudar esse panorama e colocar confiança nos corações aflitos da Fiel Torcida? Andrés Sanchez tem a resposta e este blogueiro concorda com ela: precisamos de jogadores ‘bandidos do bem’.
Há alguns meses, Andrés Sanchez deu a seguinte declaração.
“(Jogador baladeiro) São os que eu gosto. Desde que ele treine e jogue bem, não sou babá de ninguém. Time de futebol, principalmente o Corinthians, tem que ter uns bandidos, senão não vai.”
E foi além…
“Corinthians tem que ter meia dúzia, 10 bandidos do bem. O maior bandido que eu conheci foi Emerson Sheik, mas bandido do bem. Ele chegava e falava que no dia seguinte não ia jogar. Se fosse campeão, dizia pra não contar com ele por dois meses. Vou falar o que? Foi campeão. Mas tem jogador que fica com a cabeça abaixada, quieto, é o que mais tem.”
Concordo, Andrés. E como o senhor mesmo afirmou, o maior deles está nesse momento sem clube: Emerson Sheik. Aos 38 anos, o atacante rescindiu seu contrato com o Flamengo e simplesmente, com todo aquele futebol, raça e liderança, não foi sequer cogitado num possível retorno. A idade pesa? mas queriam trazer o Drogba com a mesma idade e sem a mínima vontade de jogar no futebol brasileiro. Lógico que o nível do marfinense é superior, mas a coerência não deixa de existir por isso.
Aliás, Emerson Sheik é um dos maiores ídolos da história do Corinthians. Ele fez os gols do título da Libertadores. Nós nunca havíamos conquistado a competição continental. Quer melhor argumento que esse?
Estamos aguentando, todos os jogos, um time e elenco fraco tecnicamente e que realmente coloca medo…em nós. Não acredito que a Série B seja uma realidade, mas acredito sim, que para não corrermos riscos de coisas piores, ‘bandidos do bem’ e ‘baladeiros do bem’ precisam ser contratados.
O maior deles tá dando sopa por aí. Ninguém vai colocá-lo no elenco?