Por: Danilo Vieira
Árbitro da FIFA desde 2002, Héber Roberto Lopes é um dos nomes mais respeitados dentro da arbitragem brasileira. Aos 45 anos, o juiz natural de Londrina, no Paraná, falou com exclusividade ao site Timão do Povo sobre a tecnologia no futebol.
Figura conhecida entre torcedores e jornalistas no cenário esportivo nacional, Héber é um dos nomes que quando falam sobre polêmicas envolvendo a arbitragem, todos param para ouvir. Na entrevista, questionamos a opinião do árbitro sobre a tecnologia a partir da próxima rodada do Campeonato Brasileiro e de que maneira os profissionais de arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) estão lidando com o assunto.
Entre outras coisas, Héber aprovou a chegada do árbitro de vídeo no futebol brasileiro, afirmou que os companheiros de profissão estão de acordo com a novidade, alertou sobre a responsabilidade do juiz dentro da partida mesmo com a ajuda da tecnologia e mostrou como o Campeonato Alemão pode ajudar na busca pela perfeição do novo sistema.
CONFIRA ABAIXO A ENTREVISTA EXCLUSIVA:
TIMÃO DO POVO
A opinião da arbitragem sobre a tecnologia é positiva ou existe resistência? como vocês árbitros estão vendo essa mudança?
HÉBER ROBERTO LOPES
Os árbitros brasileiros são a favor da tecnologia sim, pelo simples fator de ser uma ferramenta auxiliar e de muita relevância para minimizarem nossos equívocos. A mudança se faz necessário em decorrência da disparidade entre o olho humano e digital.
TIMÃO DO POVO
Se fala em “redução de responsabilidade” do árbitro, já que o vídeo vai tirar um pouco da carga no juiz central em lances capitais do jogo, reduzindo a margem de erro. Mas quais são os problemas vistos por vocês árbitros nesse sentido?
HÉBER ROBERTO LOPES
A responsabilidade vai continuar com o árbitro, pois é ele quem dá o veredito final. Esta implementação diminuirá nossos equívocos mais grosseiros, aquele que o mundo viu e somente a equipe de arbitragem não.
TIMÃO DO POVO
A CBF decidiu colocar o árbitro de vídeo a partir da próxima rodada do Brasileiro. Como vocês receberam essa notícia? mudar a competição enquanto ela acontece é uma decisão acertada?
HÉBER ROBERTO LOPES
Não gostaria de entrar nesta seara sobre a implementação do recurso agora. A CBF tem pessoas mais capacitadas para abordar o tema. Nos árbitros vamos cumprir o que for determinado. Se implantarem já nesta rodada, acataremos e vida que segue.
Por fim, Héber argumentou sobre o Campeonato Alemão para exemplificar um modelo de sucesso na tecnologia no futebol. Para o árbitro, o esporte mais popular do mundo precisa de evolução.
– (O vídeo) É uma ferramenta de suma importância, basta compararmos a outras modalidades e até mesmo os campeonatos que já dispõem deste recurso. Posso citar o Campeonato Alemão […] estão dando um show de exemplo na parte operativa do processo. O futebol precisa evoluir no setor tecnológico, pois o mundo pede isso.
Héber apitou a final da Copa América de 2016 |