Em reunião na sede do Flamengo, nesta quinta-feira, foi criada a Liga Sul-Minas-Rio, que contam com 13 times e quer acabar com os campeonatos regionais. Como fundadores, a Liga tem Flamengo, Fluminense, Inter, Grêmio, Atlético-MG, Cruzeiro, Coritiba, Atlético-PR, Joinville, Chapecoense, Criciúma, Avaí e Figueirense.
A ideia é que a competição seja realizada já no ano que vem, a CBF ainda precisa dar o aval e criar datas para a competição. Os clubes envolvidos, devem usar times reservas nos campeonatos regionais.
Apesar de 13 fundadores, a primeira edição será disputada sem os clubes de Santa Catarina.
– A intenção é fazer já em 2016, no ano que vem. Tem que adaptar ao calendário dos estaduais. A competição terá oito datas, eu acho que não terá problema – declarou ao blog Delfim de Pádua Peixoto, da Federação Catarinense de Futebol, única que apoia abertamente a criação da liga.
Gilvan Tavares, presidente do Cruzeiro, foi nomeado o primeiro presidente da Liga e comemorou o ‘importante passo para uma Liga no brasileirão’.
– Temos essa intenção, é um passo gigantesto. É assim no mundo aí fora onde o futebol deu certo. É assim na Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha. Tem que copiar o que deu certo. A gente está atrasado. O futebol brasileiro, o argentino, comparado aos europeus, estão muito atrasados em relação a isso. As nossas administrações, os nossos campeonatos, não chegam perto. A gente arrecada infinitamente menos porque não temos a mesma organização. Vamos alertar os outros clubes sobre a necessidade de dar esse passo, finalizou.
Nenhum clube de Sâo Paulo participa da nova Liga.