Início » Coluna do Marco Bello » Como Neymar “ensina” Dorival a cobrar Memphis pelo pênalti de cavadinha no Corinthians

Como Neymar “ensina” Dorival a cobrar Memphis pelo pênalti de cavadinha no Corinthians

Marco Bello

Neymar se declara a Memphis
Google News Siga-nos no Google Notícias

O técnico Dorival Júnior conversou com os jogadores do Corinthians na reapresentação do elenco nesta segunda-feira (12), no CT Joaquim Grava.

Embora não tenha sido flagrada, a conversa entre Dorival e Memphis após o pênalti perdido pelo holandês diante do Mirassol, deve ter ocorrido.

No Canal Time do Povo, o jornalista Marco Bello explica a situação e relembra um episódio parecido envolvendo Dorival e Neymar no Santos na década passada.

“O que acontece na reapresentação dos jogadores? O que aconteceu hoje pela manhã no CT? O treinador reúne a galera no centro do campo e conversa com os jogadores no geral. Ele dá aquela bronca, se precisar dar; dá o incentivo, se for necessário. Fala o que aconteceu, o que achou, o que espera da equipe, o que pode mudar… é um papo geral. Se ele quer conversar com algum jogador particularmente — no caso, o Dorival com o Memphis — ele chama na sala dele. O Dorival tem uma sala dentro do CT, e é lá que ele chama o jogador para conversar. Isso acontece principalmente quando a conversa é mais séria: problema de disciplina, questão salarial ou algo mais delicado”, iniciou Bello.

“E com o Memphis Depay, o que houve? O Dorival teve, com certeza, uma conversa com ele. O próprio Dorival falou que conversaria com o Memphis nessa entrevista coletiva que a gente está ouvindo — eu até pausei nessa resposta, mas a gente vai voltar a ouvir. Ele fala sobre isso. Agora resta saber se o Dorival considerou a cavadinha no pênalti um erro. Ele não deixou claro, mas deixou implícito que achou uma má decisão, um erro de tomada de decisão. E aí surge a dúvida: o Memphis continuará sendo o cobrador oficial de pênaltis do Corinthians ou perderá essa condição? Se perder, o Yuri Alberto provavelmente assumirá as cobranças. E como o Memphis vai reagir a isso? O Dorival tem autoridade suficiente? Ele tem “costas quentes” para bancar essa decisão? Porque o Memphis, a gente sabe, é a estrela da companhia. Na última entrevista na zona mista, ele soltou a bomba em cima do ex-treinador… e o treinador caiu”, completou o jornalista.

EXPERIÊNCIA PARECIDA DE DORIVAL COM NEYMAR:

Em 2010, Neymar, em começo de carreira, se envolveu em polêmica com Dorival Júnior. Naquela ocasião, o atual comandante do Timão acabou sendo demitido.

“O Dorival tem uma experiência parecida com essa. Em 2010, quando treinava o Santos, o Neymar era o cobrador oficial de pênaltis. O Dorival quis que outro jogador cobrasse um pênalti e não o Neymar. E o Neymar peitou: “Não, eu que vou cobrar”. E o Dorival, lá do banco, respondeu: “Não, não é você que vai cobrar”. O Neymar não cobrou, mas xingou o Dorival na frente de todo mundo, dentro do campo. Ofendeu o treinador, bateu boca — foi uma indisciplina grave. E isso tudo por causa de um pênalti! Aí o Dorival decidiu: “Vou suspender o Neymar”. Foi naquele jogo que o Renê Simões soltou a famosa frase: “Estamos criando um monstro. Ninguém acreditou… e criamos esse monstro chamado Neymar. Monstro no mau sentido”. Dorival queria suspender o Neymar por dois jogos. Disse: “Ele me xingou. Jogador xingar técnico publicamente, de dentro do campo… não dá”. Mas o que aconteceu? O Dorival foi demitido. Para quem não era vivo na época, ou era muito pequeno, isso faz 15 anos. Mas foi exatamente isso: Neymar já era essa figura forte lá em 2010″, relembrou Marco Bello.