A Conmebol anunciou nesta terça-feira uma modificação histórica na Copa Libertadores da América e na Copa Sul-Americana. A partir de 2017, os torneios serão disputados em datas diferentes e em modelo mais longo.
Enquanto a Libertadores será disputada entre fevereiro e Novembro, a Copa Sul-Americana vai de junho a dezembro. A ideia é igualar o calendário com o modelo europeu, dando aos clubes mais tempo de preparação e descanso entre os jogos.
“Depois de uma análise criteriosa das necessidades e características próprias do futebol sul-americano, decidimos adotar o calendário anual para a Libertadores. Por muito tempo os clubes tiveram que escolher entre o campeonato local e os torneios continentais, e isso afeta a qualidade de ambas as competições. Essa mudança nos permitirá melhorar o desempenho esportivo nos torneios nacionais, proteger os jogadores e, além disso, potencializar a qualidade de jogo das copas continentais”, afirmou o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez.
A partir de 2017 a Libertadores será disputada em 42 semanas. Até esta temporada, o torneio tinha apenas 27 semanas. Sendo assim, ao lado da Sul-Americana, as competições ficam semelhantes a Liga dos Campeões e a Liga Europa.