Uma polêmica envolvendo a maior patrocinadora do Palmeiras e um jornalista corinthiano assustou o mundo do jornalismo esportivo. Juca Kfouri, colunista do portal Uol Esporte e profissional dos canais ESPN, foi obrigado pela Cresfisa a retirar publicações que havia escrito em seu blog no portal.
Nas publicações, Juca denunciava algumas atitudes ilegais da patrocinadora palmeirense. Ele, porém, não foi o aturo das denuncias, já que elas são de conhecimento público há muito tempo.
A juíza Mônica Encinas, da 3ª Vara Cível do foro central de São Paulo, determinou no final de fevereiro que as reportagens fossem apagadas. Em trecho, ela cita que as publicações “trazem ofensa à honra e à moral dos autores da ação, maculando a sua imagem, o que pese a garantia constitucional de livre manifestação do pensamento, está em direito desacordo com a proteção à honra e à imagem das pessoas…”.
A presidente da Crefise e conselheira do Palmeiras, Leila, também solicitou que Kfouri jamais citasse a empresa em suas publicações. Esse pedido, contudo, foi negado.
O Uol e Juca Kfouri tiraram do ar as publicações no dia 26 de fevereiro. Portal e jornalista recorrem da decisão.