Uma inovação para a temporada de 2017 no Campeonato Brasileiro acontecerá ao final de todas as rodadas no site da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), respondendo e explicando todas as decisões polêmicas da arbitragem jogo por jogo.
Nesta terça-feira, a entidade divulgou o primeiro relatório de erros, e também falou da partida entre Corinthians e Chapecoense, no último sábado, quando paulistas e catarinenses empataram pelo placar de 1 a 1 em Itaquera.
Na publicação no site oficial, a CBF informa que o árbitro da partida errou ao não marcar pênalti para a Chapecoense aos 9 minutos do primeiro tempo. Na jogada, um defensor corinthiano tira a bola com a mão de maneira irregular, segundo a entidade.
“Jogador defensor bloqueia com o braço a bola chutada pelo atacante dentro da área penal. Árbitro nada marca”, diz o trecho da CBF no site. “Aplicação da regra: o jogador defensor pratica uma infração ao lançar-se na bola de forma deliberada. A jogada não foi caracterizada como ataque promissor”, completa.
A CBF ainda divulgou o vídeo do lance (assista abaixo).
Além dessa jogada, a entidade também explicou o impedimento marcado contra a equipe catarinense no que seria o gol de empate da Chapecoense aos 23 minutos do primeiro tempo.
“Jogador atacante em posição de impedimento participa do jogo ao tocar a bola. Árbitro assistente sinaliza impedimento”, inicia o trecho. “Aplicação da regra: Jogador atacante em posição de impedimento que toca ou joga a bola deve ser punido com tiro livre indireto contra sua equipe”, acrescenta.
O lance também foi publicou em vídeo (assista abaixo).
A novidade da CBF para a temporada tem o intuito de amenizar as polêmicas de arbitragem nas rodadas. Inicialmente, a medida foi bem aceita pelos clubes.