O dono do Botafogo, John Textor, publicou nota afirmando que pelo menos cinco jogadores do São Paulo tiveram atitudes suspeitas na derrota por 5 a 0 diante do Palmeiras, em 2023, confronto que marcou a retomada alviverde rumo ao título brasileiro.
O mandatário do clube carioca ainda afirma que o estudo foi feito com auxílio de inteligência artificial. As provas não foram apresentadas.
Textor também afirma em nota que árbitros e VAR combinam resultados.
“Já tomei medidas para fornecer provas abrangentes relativas aos jogos a um procurador sobre uma sequência de manipulações que devastou o campeonato de 2023. Além dos maus atores em campo (geralmente jogadores), também estou preparado para demonstrar certas combinações suspeitas. Ao atuarem juntos como Árbitro de Jogo e Árbitro Assistente de Vídeo, indivíduos presidiram jogos manipulados. Eles cometeram erros de arbitragem devastadores, que garantiram resultados manipulados”, diz o dirigente botafoguense.
VEJA A NOTA:
“A vitória de 5 a 0 do Palmeiras, que foi o começo de aparentemente uma retomada impossível (e agora histórica) sobre uma equipe do Botafogo que tinha um recorde de pontos do primeiro turno do Brasileirão, após 14 vitórias em 17 jogos, foi manipulada.
O jogo entre Palmeiras e São Paulo em outubro de 2023 foi, de acordo com especialistas e inteligência artificial, manipulada por ao menos cinco jogadores do São Paulo. Um total de sete jogadores mostraram desvios anormais em situações cruciais de gols, apesar de que apenas cinco foram julgados de terem ultrapassado limites que deixam claro e convincente a manipulação. É preciso deixar claro que a prova não estabelece motivos, e também não sugere que nenhum clube foi responsável pela manipulação além dos jogadores identificados.
O relatório match-fix nível II que prova, após conclusão do match-fix nível III, manipulação da partida em Palmeiras x São Paulo foi enviado ao STJD no fim de 2023, mas o STJD teve uma decisão clara de não investigar mais a fundo. Nomes dos acusados são, e sempre deverão ser, redigidos e não mostrados a uma justiça desportiva. Tamanhas provas devem ser apresentadas apenas para procuradores constitucionais e investigadores governamentais. Eu não tenho intenção de prejudicar os acusados antes de eles conseguirem se proteger.”
Paquetá revela que clube inglês perguntou sobre Yuri Alberto e deixa escapar qual foi sua respostahttps://t.co/PQtDzMuJgO
— É o Time do Povo, é o Coringão (@eotimedopovo01) April 2, 2024