O México deve anunciar nos próximos dias sua desistência de disputar a Copa Libertadores da América. Após a alteração do calendário promovida pela Conmebol, o país se sentiu prejudicado com as novas datas (a competição será disputada de fevereiro à novembro) e decidiu ficar de fora da competição.
A Liga MX, responsável por organizar os campeonatos no México, também alega que após as alterações na Libertadores, o país continuou com apenas três vagas. Além disso, a entidade entende que sem o país na competição, a Conmebol perde patrocínios e deve sentir na pele o prejuízo.
“Está fechada esta janela, mas esperamos abrir outras. Tomara seja o menos prejudicial para o futebol mexicano. Vamos nos despedir da Libertadores. Creio que Enrique (Bonilla, presidente da Liga MX) anunciará isso oficialmente. É o que se vê das votações e (a decisão) foi para apoiar o calendário da nossa liga”, disse o presidente do Pachuca, Jesús Martínez Patiño.
“Todos perdem,. Eles (a Libertadores) vão perder metade dos patrocínios, vão perder muito dinheiro. Acredito que algum interesse pessoal está levando a essa mudança e creio que estão equivocados”, disse Jorge Vergara, dono do Chivas.
Vale destacar que o México disputa a Libertadores de 1998 e jamais conquistou o título da competição.