Início » Coluna do Marco Bello » Virar SAF não significa vender o Corinthians! Te explico com detalhes

Virar SAF não significa vender o Corinthians! Te explico com detalhes

Marco Bello

O Corinthians vai virar SAF?
Google News Siga-nos no Google Notícias

O jornalista Marco Bello explica com detalhes como pode ser um sistema de SAF no Corinthians.

Muito se discute entre torcedores e jornalistas sobre o modelo de negócio SAF. Parte da Fiel Torcida se mostra contrária, outra parte é a favor.

Os Gaviões da Fiel, por exemplo, se posicionam contra a possibilidade de SAF no Corinthians. Mas você sabe o que significa? Te explico abaixo.

“É uma questão complexa, Cristiano. As pessoas confundem virar SAF com vender o clube. Pessoal acha que Saf é John Textor. Saf é o Ronaldo no Cruzeiro. O Melinho no Atlético Mineiro. O Fortaleza virou saf. Sabe de quem é o Fortaleza? Do Fortaleza. O que que é virar saf? É mudar a razão social da empresa. Quer dizer, do clube social para uma empresa”, inicia Bello.

“É mudar de clube social, que é como os clubes foram fundados lá em 1900 e continuam até hoje uma sociedade sem fins lucrativos para uma empresa, sociedade anônima de futebol. E aí você muda pagamento de imposto, muda uma série de leis. Por exemplo, se você virar SAF, você primeiro, antes de fazer contratações, você precisa pagar impostos. Depois de pagar impostos, você precisa pagar dívidas. Depois de pagar dívidas, você precisa pagar os salários dos seus funcionários. Depois de você pagar salários, aí você pode gastar com reforços”, completa o jornalista.

“Ou seja, se o Corinthians fosse SAF, não poderia comprar o jogador antes de pagar salário ou pagar dívida ou pagar imposto. Você precisa cumprir uma série de de normas. Qual a vantagem de virar SAF? Além de incentivos fiscais do governo, a vantagem é que você tem profissionais trabalhando no clube. Você pode contratar um presidente pagando salário para ele, mas o conselho continua. o conselho deliberativo, clube social, continua tudo igual e você não precisa vender para ninguém. Então você vira saf, vira Corinthians, sociedade anônima, não vai mudar hino, não vai mudar símbolo, não vai mudar cor, não vai mudar torcida, não vai mudar nada, muda só a razão social e a forma de pagar os impostos, as coisas todas. Aí, se você quiser, se você quiser, você pode vender uma parte do seu clube. 1%, 2%, 10%, 100%, quanto você quiser, para quem você quiser. Você pode vender, por exemplo, Corinthians, no caso, vira uma saf e não vende nada, que nem o Fortaleza. Ninguém vai nem saber que o Corinthians virou SAF, só muda que nem eu falei, o jeito de pagar as contas”, finaliza Marco Bello.

ASSISTA ABAIXO: